Um hotel lindíssimo no centro de San Francisco. Você já conhece o Palace Hotel? Saiba que mesmo não sendo um hóspede você pode sentar para tomar um chá enquanto admira a beleza de um dos hotéis mais históricos da cidade.
Um chá com classe no elegante Palace Hotel em San Francisco
Por incrível que pareça poucos visitantes conhecem este hotel super importante pra história de San Francisco. Eu mesmo que batia perna quase todos os dias na Market, não sabia da existência deste cantinho pra lá de elegante. Conheci o Palace depois de fazer o walking tour na Market Street. O guia disse que visitar Palace era um programa imperdível. Vai lá, é só entrar diz ele. E eu fui lá conferir.
Abri a porta e logo fiquei impressionada: WOW um pedacinho de Vegas em San Francisco, pensei. Entrei meio tímida e logo baixei a câmera para não chamar atenção. Mas o segurança me recebeu com um sorriso de uma orelha à outra e dizendo: fique à vontade para fotografar o quanto quiser 😀 Já simpatizei com o moço!
Caminhando um pouquinho, eu me deparo com este saguão! Como é que eu não vi isto antes? Lindo demais!
Saiba que você não precisa ser um hóspede para apreciar esta maravilha. Se você estiver passeando pelo centro da cidade, pode entrar e visitar o hotel sem ter vergonha. O Salão conhecido como The “Garden Court” é aberto ao público e inclusive tem uma seleção de chás caprichada!
Sobre o Palace Hotel em San Francisco
O Palace Hotel é chamado por muitos de o “Novo” Palace para distingui-lo do original que foi demolido depois de ser eviscerado pelo incêndio no terremoto de 1906. O edifício foi construído pelo banqueiro e empresário William Chapman Ralston em 1875, um projeto que custou $5 milhões, que nas antigas era MUITO dinheiro. Contava com 755 quartos e era conhecido por o “Bonanza Inn”. Além de luxuoso era o maior hotel no oeste dos Estados Unidos e foi o edifício mais alto da cidade durante mais de uma década.
O hotel tinha muitas conveniências modernas e inovadoras pra época, incluindo um sistema de intercomunicação e elevadores hidráulicos. O lobby da foto acima tinha sete andares e era permitido até entrar de carruagem. Cada quarto tinha um banheiro privativo, além de um botão para chamar um dos funcionários se necessário. Todos os quartos poderiam ser transformados em grandes apartamentos e tinham uma janela grande com vista para a baía. Lembrando que o mar passava ali pertinho! :O
Quando o terremoto devastou a cidade, inaugurou-se o “Baby” Palace, uma instalação temporária de 23 quartos que ficava a oito quarteirões do hotel original. Logo depois eles alugaram o Fairmont Hotel por 10 anos, enquanto o Palace era reconstruído. Mas o Palace voltou a operar 3 anos depois – em 1909, promovendo os maiores eventos de San Francisco, entre eles as convenções das Nações Unidas que trazia autoridades do mundo inteiro pros Estados Unidos.
O hotel foi vendido para a rede Sheraton que foi comprada por outra rede, vendido para um grupo de japoneses e comprado pelo Sheraton novamente, hoje o hotel é no papel Sheraton-Palace e é considerado um marco histórico do país.
O que fazer no Palace Hotel em San Francisco
Além de se hospedar, claro! O saguão principal do hotel o The “Garden Court”, onde entravam as carruagens, hoje tem uma espécie de bar e é famoso principalmente pelos chás, chamados de signature teas. Você pode entrar só para visitar ou sentar e tomar um belo chá. Tem inclusive wi-fi se precisar enviar uns e-mails do trabalho 😛 Os chás requintados do Palace Hotel custam em média $10. Fiquei tão curiosa que até tirei uma foto do cardápio. 😛
Tem drinks e doces também, viu? Quem quiser uma experiência mais top, nos domingos eles oferecem a opção de brunch das 11:30 às 14:30. O Sunday City Brunch na The Garden Court é reconhecido como um dos melhores lugares para brunch em San Francisco. Mas atenção, é preciso fazer reserva! A noite o local é aberto ao público para o jantar.
Eu sentei ali, fiquei apreciando a grandiosidade do lugar e os garçons não acharam ruim o fato de eu não pedir nada do cardápio. Infelizmente eu não só uma menina de chás 😛
A área da recepção dos hóspedes é bem privativa. Mas do lado tem uma loja com lembrancinhas de San Francisco e muitos livros com a história do Palace Hotel. Claro que eu fiquei curiosa pra saber quanto custa se hospedar por lá e as diárias variam de $250 a mais simples até $7500 a suíte presidencial que tem 186 metros quadrados. Menos da metade do Fairmont! 😛 Neste post conto sobre o passeio no Fairmont Hotel.
Uma das pessoas que conheci no tour super se empolgou pra me contar a história do hotel e o segurança simpático entrou na conversa e quando ficou sabendo que eu tenho um blog, disse que eu deveria subir na área da piscina pra conhecer e tirar umas fotos.
Mas pode? Poder não pode, mas eu te levo lá, diz ele. E eu que não iria perder a oportunidade.
Ele me acompanhou com o crachá liberando todas as portas, tudo muito chique. Na piscina claro, só tinham hóspedes. A academia funciona 24 horas e é cheia das regalias, inclusive as toalhinhas geladas com cheirinho de chá que são populares nas academias tops por aqui.
Um drink no Pied Piper Bar
A convite dos novos amigos fui tomar um drink no Pied Piper Bar. O bar também é aberto ao público e abriu para a reabertura do hotel em 1909. As obras expostas nele foram feitas logo no lançamento pelo artista Maxfield Parrish, as pinturas descrevem os cidadãos Pied Piper de Hamelin na Alemanha. Pied Piper era um símbolo de esperança para o povo de Hamelin, que tinha sido atacado pela peste, ele expulsou todos os ratos salvando o povo da epidemia, teve uma história parecida no fim do terremoto, inclusive o local é considerado um dos tesouros da cidade, inclusive em homenagem e ele, 22 de agosto é comemorado o Pied Piper Day em San Francisco!
O bar funciona das 16 à meia-noite durante a semana e a partir das 10 da manhã no domingo, quando também é servido café da manhã. Toda elite de San Francisco já sentou por ali. Vai um Eggs Bennedict aí? Confira o menu.
O Palace Hotel faz parte dos Historic Hotels of America. São considerados hotéis históricos da America aqueles que mantiveram sua autenticidade e integridade arquitetônica, são mais de 260 deles espalhado pelos Estados Unidos. Para que as construções pudessem ser mantidas, criou-se o Crédito de Imposto Histórico, o HTC, que é um programa de crédito fiscal federal que incentiva a reabilitação destes edifícios.
O Palace Hotel fica na 2 New Montgomery St em San Francisco, em frente a estação de metrô Montgomery e pode ser acessado pela Market.
Bora combinar um chá ou um chope por lá?
[…] Um chá com classe no Palace Hotel […]
[…] Um chá com classe no Palace Hotel […]