HomeEducaçãoVisto de EstudanteComo fazer o visto de estudante

Como fazer o visto de estudante

-

Quem quiser estudar nos Estados Unidos em uma escola de inglês ou universidade em um curso com mais de 18 horas semanais precisa providenciar  o visto de estudante. Neste post explicamos como funciona o processo para a obtenção do visto F1 desde a aquisição do programa até a entrevista no consulado.

Como fazer o visto de estudante

Visto de estudante
Visto de estudante

1. Compre o curso do seu interesse

Para fazer o visto de estudante, uma escola ou universidade deverá ser a sponsor ou patrocinadora do seu visto. Uma vez que você estiver certo de qual será seu destino o primeiro passo é fazer sua matrícula, pois a escola é quem vai enviar toda a documentação necessária para que você possa solicitar o visto F1 no consulado americano no Brasil. Para fazer sua matrícula você pode entrar em contato diretamente com a escola, como pode fazer este processo com uma agência de intercâmbio. No post: Fechar um intercâmbio com a agência ou com a escola explicamos as vantagens e desvantagens de optar por uma agência ou fazer a matrícula por conta própria.

Para solicitar o visto de estudante o curso precisa ter uma carga horária acima de 18 horas semanais e cada escola tem uma política, mas geralmente você precisa pagar pelo menos 3 meses de curso para aplicar para o visto F1 e receber a documentação necessária para o visto, depois pode efetuar as demais mensalidades diretamente na escola. Algumas exigem o pagamento integral referente ao período do curso.

Verique o procedimento e requisitos da escola de sua preferência e faça sua inscrição. No caso das escolas de inglês este processo é simples, mas as universidades podem exigir testes que comprovem seu nível de proficiência em inglês ou exames como Gmat, por exemplo, além dos essays. O processo de aplicação neste caso pode levar alguns meses. Prepare-se com bastante antecedência.

Escolas de inglês vão solicitar um extrato bancário para a matrícula, confira quanto você precisa ter para estudar no exterior.

Quais escolas emitem o I20?

A escola será a responsável pelo aluno enquanto o I20 estiver vinculado ao nome dela. É importante que ao se matricular o aluno tenha certeza que a instituição está autorizada pelo governo a emitir este documento. Nem toda escola está, portanto, é preciso checar com antecedência. Neste post explicamos Como checar se a escola de inglês emite o I20.

2. Aguarde os documentos necessários para o visto

Depois que você for aceito pela escola ou universidade, eles precisam enviar o formulário I-20, que o principal documento que você como precisa para a obtenção do visto de estudante – o F1. As escolas mesmo podem imprimir este documento, no entanto, dependendo da demanda e da política da escola, elas podem demorar em média quatro semanas para providenciar o I-20. Para tornar o processo mais rápido, você pode solicitar uma cópia do documento por e-mail. Pois apenas com o número, é possível fazer o pagamento das taxas e agendar sua entrevista no site do consulado americano.

As escolas geralmente enviam o I-20 e uma carta timbrada de aceitação da escola, dando as boas vindas pro aluno e comprovando para o consulado que você vai estudar lá, onde é escola, qual é o curso, etc.

3. Faça o pagamento da taxa SEVIS

SEVIS significa Student and Exchange Visitor Information System, é um sistema do Governo Americano que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio com visto F-1 e J-1 durante o tempo em que permanecem nos Estados Unidos. Você é quem paga por este serviço e por isto tem a tal da Taxa SEVIS para vistos de estudante, o valor é $200.

Como pagar a taxa SEVIS para o visto de estudante

Você paga a taxa SEVIS com cartão de crédito no site, o acesso é com o número do seu I-20 e é preciso preencher os dados em inglês, mas é bem simples e auto explicativo:

  • Clique em: Proceed to I-901 Form and Payment;
  • Marque I-20;
  • Preencha seu nome conforme seu passaporte – aproveite para checar se seu I-20 está correto, pois os documentos precisam estar iguais;
  • Preencha sua data de nascimento levando em consideração que o corredo é mês/dia/ano – data em inglês;
  • Preencha o número do Student Code do seu formulário I-20 localizado no canto direito superior do formulário, acima do código de barras. Digite apenas os números seguidos de N. As escolas geralmente colocam umas setinhas no formulário indicando pro aluno não confundir estes números;
  • Clique em OK;
  • Coloque seu endereço do Brasil;
  • Escolha a opção de estudante;
  • Informe novamente seu I-20 e o código da escola;
  • Confira e clique em: I Accept;
  • Clique em continue;
  • Faça seu pagamento e IMPRIMA a página – salve uma cópia também;
  • Guarde o recibo para levar na entrevista – você vai precisar dele.

4. Agende sua entrevista no consulado americano

Para agendar sua entrevista você precisa primeiramente preencher o formulário DS-160. Neste post a Marlise Montello do blog Trabalhar e estudar no exterior explica com detalhes sobre como agendar o visto americano. DS-160 um passo-a-passo para preencher o formulário e Como tirar o visto americano – passo-apasso. A dica é que assim que você iniciar o processo terá um número do formulário no canto superior direito, copie este número pois caso a sessão expire, você vai precisar digitá-lo para retornar no mesmo formulário. Uma vez que você assinar o formulário não pode mais retornar, no entanto, apenas com este número você já consegue pagar a taxa do MRV e criar a conta para agendar a entrevista.

Eu costumo preencher ele todo e salvar, ao invés de assinar na mesma hora, aí pago a taxa, agendo a entrevista. Depois eu retorno, confiro tudo com calma pra daí sim, assinar e imprimir.

O DS-160 é bem extenso, você vai ter que buscar documentos, pesquisar um monte de dados, por isto é importante que guarde o número do documento caso precise retornar. No final da operação, você precisa imprimir a página de confirmação com o código de barras. Uma cópia também é enviada para o seu e-mail.

O pagamento pode ser feito com cartão e o valor é imediatamente convertido em reais. A taxa é $160.

O próximo passo é criar uma conta, que pede dados como endereço para o qual você quer que seu passaporte seja enviado, qual o tipo de visto você vai solicitar, entre outros dados. O importante é que se alguém da sua família estiver viajando com você, exemplo, a esposa e filhos, você deve incluir eles nesta etapa para que a família possa ir junto fazer a entrevista no consulado. No entanto o formulário DS-160 e a taxa do MRV é individual. :/

5. Entrevista para o visto no consulado americano

Quando você finalizar a entrevista, vai ter uma lista de documentos exigidos para a proposta da sua viagem, que é estudar nos Estados Unidos. Além do passaporte, I20, carta da escola, página com o código de barras do DS-160 e pagamento do MRV, o que eles querem saber principalmente é se você tem vínculos com o Brasil e vai retornar quando o curso acabar. Ou seja, que não vai ficar ilegal nos EUA e se tem condições financeiras de se bancar durante o programa. Portanto tenha estas respostas e os comprovantes.

Ninguém pode garantir que seu visto será aprovado. Mas se você tiver todos os documentos em mãos e respostas na ponta da língua, não tem razões para que seu visto seja negado.

O visto de estudante pode ter a validade de até 4 anos.

Leia também: Dicas para a entrevista no consulado americano

Vá preparado e boa sorte!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

18 COMENTÁRIOS

  1. Ola, espero que você possa me ajudar, tenho um visto de estudante válido até dezembro de 2020, porém estudei em 2017 por 4 meses e voltei pro Brasil, agora estou querendo retornar para um curso de inglês usando o mesmo visto, isso é possível?

  2. Olá! Planejo estudar nos Estados Unidos. Já fui aceita e já estou com meu I-20, terminando de preencher meu DS-160. Parei numa parte que pergunta sobre a minha situação atual, se estudo ou trabalho. Já sou formada e não estou trabalhando. Você acha que se for preenchido “Not Employed” isso irá me prejudicar na hora de conseguir o visto de estudante? Obrigada.

    • Oi Lara,
      Não. Acho que você deve falar que se preparou para ficar este período fora estudando, explicando que pretende voltar após acabar o curso.
      Att,
      Wal.

  3. Olá, tive visto de turismo negado, porém gostaria de fazer um curso voltado a minha área de TI para a empresa que trabalho, consigo o visto de estudante? Se for negado posso solicitar o reembolso do valor pago?

    • Sérgio,
      Você consegue fazer o visto de estudante se a escola/ college ou universidade fornecer o I-20, o primeiro passo é pesquisar os cursos na sua área, verificar se a carga horária do curso é suficiente para a obtenção do visto de estudante e se certificar que a escola emite os documentos pro visto. Todas estas informações deverão constar no site das universidades.
      O visto é por sua conta e infelizmente se for negado, nenhuma taxa é devolvida.
      Um abraço.
      Wal.

      • Urgente.
        Estou precisando muito de ajuda. Comprei um curso e ja estou com meu I20 em maos, mas estou com duvidas em relacao a confirmacao de moradia junto a imigracao e ao consulado para tirar o visto. Tem um conhecido meu, cidadao americano que irá disponibilizar a casa dele para que eu fique durante o periodo de estudos, porem a mae dele é ilegal no pais. Ele é cidadao, mas estou com medo de fazerem relacao com a mae que está ilegal e me negarem o visto

        • Lionete,
          Faça um reserva para alguns dias e coloque o endereço de um hotel apenas. Caso perguntem, diga que vai renovar a reserva e gostar do lugar 😉
          Um abraço,
          Wal.

  4. Olá, minha tia viajou para os EUA e foi para ficar de férias lá por no máximo 5 dias, mas não retornou e ficou em Marietta Georgia e apenas com o visto de turista, ela matriculou os filhos na high School. E tbm está trabalhando lá com seu marido e família. Ela tem o direito de permanecer lá? Ela pode conseguir o visto desse modo?

    • Isadora. Se ela entrou nos EUA provavelemente já tem um visto. Mas matricular os filhos na escola ou trabalhar ilegalmente não dá direito algum pra ninguém, muito pelo contrário. Ela pode permanecer apenas pelo período concedido pela imigração descrito no passaporte dela.
      Att,
      Wal.

Fechado para comentários.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.