Quem quiser estudar nos Estados Unidos em uma escola de inglês ou universidade em um curso com mais de 18 horas semanais precisa providenciar o visto de estudante. Neste post explicamos como funciona o processo para a obtenção do visto F1 desde a aquisição do programa até a entrevista no consulado.
Como fazer o visto de estudante


1. Compre o curso do seu interesse
Para fazer o visto de estudante, uma escola ou universidade deverá ser a sponsor ou patrocinadora do seu visto. Uma vez que você estiver certo de qual será seu destino o primeiro passo é fazer sua matrícula, pois a escola é quem vai enviar toda a documentação necessária para que você possa solicitar o visto F1 no consulado americano no Brasil. Para fazer sua matrícula você pode entrar em contato diretamente com a escola, como pode fazer este processo com uma agência de intercâmbio. No post: Fechar um intercâmbio com a agência ou com a escola explicamos as vantagens e desvantagens de optar por uma agência ou fazer a matrícula por conta própria.
Para solicitar o visto de estudante o curso precisa ter uma carga horária acima de 18 horas semanais e cada escola tem uma política, mas geralmente você precisa pagar pelo menos 3 meses de curso para aplicar para o visto F1 e receber a documentação necessária para o visto, depois pode efetuar as demais mensalidades diretamente na escola. Algumas exigem o pagamento integral referente ao período do curso.
Verique o procedimento e requisitos da escola de sua preferência e faça sua inscrição. No caso das escolas de inglês este processo é simples, mas as universidades podem exigir testes que comprovem seu nível de proficiência em inglês ou exames como Gmat, por exemplo, além dos essays. O processo de aplicação neste caso pode levar alguns meses. Prepare-se com bastante antecedência.
Escolas de inglês vão solicitar um extrato bancário para a matrícula, confira quanto você precisa ter para estudar no exterior.
Quais escolas emitem o I20?
A escola será a responsável pelo aluno enquanto o I20 estiver vinculado ao nome dela. É importante que ao se matricular o aluno tenha certeza que a instituição está autorizada pelo governo a emitir este documento. Nem toda escola está, portanto, é preciso checar com antecedência. Neste post explicamos Como checar se a escola de inglês emite o I20.
2. Aguarde os documentos necessários para o visto
Depois que você for aceito pela escola ou universidade, eles precisam enviar o formulário I-20, que o principal documento que você como precisa para a obtenção do visto de estudante – o F1. As escolas mesmo podem imprimir este documento, no entanto, dependendo da demanda e da política da escola, elas podem demorar em média quatro semanas para providenciar o I-20. Para tornar o processo mais rápido, você pode solicitar uma cópia do documento por e-mail. Pois apenas com o número, é possível fazer o pagamento das taxas e agendar sua entrevista no site do consulado americano.
As escolas geralmente enviam o I-20 e uma carta timbrada de aceitação da escola, dando as boas vindas pro aluno e comprovando para o consulado que você vai estudar lá, onde é escola, qual é o curso, etc.
3. Faça o pagamento da taxa SEVIS
SEVIS significa Student and Exchange Visitor Information System, é um sistema do Governo Americano que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio com visto F-1 e J-1 durante o tempo em que permanecem nos Estados Unidos. Você é quem paga por este serviço e por isto tem a tal da Taxa SEVIS para vistos de estudante, o valor é $200.
Como pagar a taxa SEVIS para o visto de estudante
Você paga a taxa SEVIS com cartão de crédito no site, o acesso é com o número do seu I-20 e é preciso preencher os dados em inglês, mas é bem simples e auto explicativo:
- Clique em: Proceed to I-901 Form and Payment;
- Marque I-20;
- Preencha seu nome conforme seu passaporte – aproveite para checar se seu I-20 está correto, pois os documentos precisam estar iguais;
- Preencha sua data de nascimento levando em consideração que o corredo é mês/dia/ano – data em inglês;
- Preencha o número do Student Code do seu formulário I-20 localizado no canto direito superior do formulário, acima do código de barras. Digite apenas os números seguidos de N. As escolas geralmente colocam umas setinhas no formulário indicando pro aluno não confundir estes números;
- Clique em OK;
- Coloque seu endereço do Brasil;
- Escolha a opção de estudante;
- Informe novamente seu I-20 e o código da escola;
- Confira e clique em: I Accept;
- Clique em continue;
- Faça seu pagamento e IMPRIMA a página – salve uma cópia também;
- Guarde o recibo para levar na entrevista – você vai precisar dele.
4. Agende sua entrevista no consulado americano
Para agendar sua entrevista você precisa primeiramente preencher o formulário DS-160. Neste post a Marlise Montello do blog Trabalhar e estudar no exterior explica com detalhes sobre como agendar o visto americano. DS-160 um passo-a-passo para preencher o formulário e Como tirar o visto americano – passo-apasso. A dica é que assim que você iniciar o processo terá um número do formulário no canto superior direito, copie este número pois caso a sessão expire, você vai precisar digitá-lo para retornar no mesmo formulário. Uma vez que você assinar o formulário não pode mais retornar, no entanto, apenas com este número você já consegue pagar a taxa do MRV e criar a conta para agendar a entrevista.
Eu costumo preencher ele todo e salvar, ao invés de assinar na mesma hora, aí pago a taxa, agendo a entrevista. Depois eu retorno, confiro tudo com calma pra daí sim, assinar e imprimir.
O DS-160 é bem extenso, você vai ter que buscar documentos, pesquisar um monte de dados, por isto é importante que guarde o número do documento caso precise retornar. No final da operação, você precisa imprimir a página de confirmação com o código de barras. Uma cópia também é enviada para o seu e-mail.
O pagamento pode ser feito com cartão e o valor é imediatamente convertido em reais. A taxa é $160.
O próximo passo é criar uma conta, que pede dados como endereço para o qual você quer que seu passaporte seja enviado, qual o tipo de visto você vai solicitar, entre outros dados. O importante é que se alguém da sua família estiver viajando com você, exemplo, a esposa e filhos, você deve incluir eles nesta etapa para que a família possa ir junto fazer a entrevista no consulado. No entanto o formulário DS-160 e a taxa do MRV é individual. :/
5. Entrevista para o visto no consulado americano
Quando você finalizar a entrevista, vai ter uma lista de documentos exigidos para a proposta da sua viagem, que é estudar nos Estados Unidos. Além do passaporte, I20, carta da escola, página com o código de barras do DS-160 e pagamento do MRV, o que eles querem saber principalmente é se você tem vínculos com o Brasil e vai retornar quando o curso acabar. Ou seja, que não vai ficar ilegal nos EUA e se tem condições financeiras de se bancar durante o programa. Portanto tenha estas respostas e os comprovantes.
Ninguém pode garantir que seu visto será aprovado. Mas se você tiver todos os documentos em mãos e respostas na ponta da língua, não tem razões para que seu visto seja negado.
O visto de estudante pode ter a validade de até 4 anos.
Leia também: Dicas para a entrevista no consulado americano
Vá preparado e boa sorte!