Que a Highway 1 é uma das rotas mais cênicas do mundo você já sabe, mas como fazer este roteiro tão popular se tornar a experiência de uma vida? Hoje viemos colocar a “pimenta que faltava neste molho”, com sugestões diferenciadas para você incrementar seu roteiro ao dirigir pela Costa da Califórnia. Já pensou em dirigir um Shelby Cobra? Alugar um Tesla? Fazer a rota de Harley, colocar a família num motorhome? Vem com a gente entender qual o jeito mais bacana de fazer a Highway 1.

Como dirigir pela Highway 1? 7 maneiras diferentes fazer sua viagem pela Costa da Califórnia

Dirigir pela Highway 1
Dirigir pela Highway 1

1. Alugar um conversível para fazer a Costa da Califórnia em auto estilo

Se fazer a Costa da Califórnia é um verdadeiro sonho pra você, pode ser que esta seja a oportunidade ideal de alugar um carrão conversível. Mercedes, Mustang, Camaro, chegou a hora de extrapolar na bucket list e fazer que aquele tão sonhado momento de dirigir um carrão vire realidade, e nada melhor que o cenário incrível da costa para sentir os cabelos ao vento, não é mesmo? Sua carteira de motorista do Brasil é o que basta para fazer uma reserva. Aliás, saiba carteira de motorista internacional não é aceita no estado da Califórnia. Sugiro que você pegue o carro depois de conhecer San Francisco, já que estacionar na cidade é complicado e os estacionamentos privados, podem pesar no seu orçamento. Melhor gastar com os passeios, certo? Recomento o RentCars para quem pretende deixar a reserva certa antes de começar a viagem.

2. Dirigir pela Highway 1 de Tesla com direito a vaga personalizada para carregar seu carro (afinal, quem é que precisa abastecer)?

Dirigir um carro elétrico ainda é um privilégio em diversos países. Quando o destino da sua viagem é os Estados Unidos, muita gente quer aproveitar para testar um carrão moderno e cheio das tecnologias. Pois saiba que além de visitar uma loja da Tesla e fazer um teste drive de meia hora, a Califórnia pode te proporcionar a experiência que promete ser a cereja do bolo da sua viagem. Em sites como o Turo, por exemplo, você pode locar uns carros diferenciados direto com o proprietário. A lógica é parecida com a do AirbNb, onde ao invés de disponibilizar a casa, os donos deixam os carros que utilizam com pouca frequência para locações esporádicas para quem quer viajar por alguns dias, ou nos fins de semana. No site você encontra carros bem eletizados e embora seja um pouco mais caro, alguns deles incluem comodidades como levar o carro até você. A proposta é válida não somente para turistas, mas para quem mora nos Estados Unidos e quer fazer um passeio top, sem ter a necessidade de comprar um carro destes. É o jeito mais simples de alugar um Tesla, um Porsche ou BMW. A dica vale também para pegar o o conversível, principalmente nas cidades maiores. Vale dar uma “fuçada” ao programar o seu roteiro pela Califórnia. #osmaridopira

Lembrando que a maioria dos hotéis na Costa, possui estações de abastecimento e vagas destinadas a carros elétricos.

3. Dirigir um clássico, para fazer as curvas mais belas da Califórnia se sentindo nos anos 60

Quem me acompanha aqui, sabe que lá em casa o pessoal é fã de carros antigos. Meu pai me levou na igreja numa F100 amarela 1958 que é o xodózinho da vida dele, (O segundo xodó, pois o primeiro seu eu, claro)! 😛 Em uma das vindas dele para me visitar nos Estados Unidos, ele surtou de emoção quando nos deparamos com um dos maiores encontros de carros antigos que acontece em Pebble Beach todos os anos. Imagine chegar em Carmel – um dos lugares mais lindos da Costa, e ver a região de Monterey até Morro Bay repleta de clássicos. O homem nem lembra que passou pela praia. Pois foi depois desta ocasião que que descobri que os amantes de carros, podem também alugar um clássico destes para fazer a Highway 1 com estilo. Seja por hora ou por dia, a Monterey Touring Vehicles-Classic faz locação de carros deste tipo. Já pensou em dirigir um Corvette, Chevy Bel Air, Bugatti 35B ou aquela Kombosa linda dos postais da Califa? Pois esta pode ser a deixa que faltava para complementar as férias dos sonhos!

Ps. Meu mano tem inclusive o Carambecks, um canal no YouTube para mostrar este estilo de carro e eventos dos clássicos. Volte e meia um paro num encontro para filmar uns carros diferentes para mandar pra ele. Se voce curte, bora deixar seu carinho lá! <3

4. Alugar uma Harley Davidson para dirigir pela Highway 1 sentindo a maresia bater no rosto

Uma das viagens mais sensacionais que eu e meu marido já fizemos foi percorrer a ilha de Oahu, no Havaí, dirigindo uma Harley. Meu marido adora motos e briga comigo por não deixar ele comprar uma moto top destas, mas pelo menos eu incentivo ele a realizar estes sonhos durante nossas viagens. E se este também for o seu desejo, além de percorrer a famosa Rota 66 a bordo de uma moto como nos filmes, Monterey tem uma loja da Harley Davidson em uma localização bem estratégica para que você possa fazer uma viagem ao ar livre contemplando os cantinhos mais especiais da Califórnia Coast. Prometo que posso te ajudar com a Playlist para garantir as memórias mais incríveis desta trip. O passeio de Harley também é uma ótima alternativa para pegar a estrada curtindo os vinhedos em Napa, para atravessar a belíssima Golden Gate Bridge, ou fazer uma road trip para Yosemite pela Tioga Pass. Enfim, fala comigo se quiser dicas de outra road trip. 😉

Conto tudo sobre a viagem de Harley no Havaí no @travelbehindthelens, nosso blog sobre viagens sobre experiências além da Califórnia.

5. Pegar um trem, para curtir o visual da costa da janelinha ao invés de ter que dirigir

Embora as viagens de trem pelos Estados Unidos não sejam tão comuns como na Europa, e não tenha nada por aqui que lembre o Glacier Express para você fazer um dos passeios de trem mais cênicos do mundo a bordo de um vagão panorâmico. A Califórnia conta com uma malha ferroviária bem razoável, com trens que saem da região de San Francisco (das cidades de Oakland/Martines) e rotas que passam pela Costa, onde você pode curtir boa parte do visual paradisíaco da Califórnia, sem tem que se preocupar com a direção. Saindo de San Francisco, roteiros pré-programados de 3 á 15 dias te levam até Chicago, caso você tenha interesse em cruzar o país, e as rotas mais populares incluem destinos como Seattle, Yosemite, Lake Tahoe, e claro, você pode ainda percorrer a Costa de San Francisco à San Diego a bordo de um trem. O trecho mais bonito para quem quer curtir a Costa da janela, é rota Pacific Surfliner, que vai de San Luis Obispo, até San Diego, passando por Santa Barbara e Los Angeles. O site da Amtrak traz todas as opções de roteiros com detalhes incluindo opções de hotéis para facilitar seu deslocamento neste tipo de viagem.

6. Levar a família para uma aventura de motorhome, acordando nos trechos mais bonitos da Highway 1

Com tantas praias, parques nacionais, e opções para ter contato com a natureza, muita gente associa a Califórnia com viagens de motorhome, trailer, RV. Esta pode ser a melhor alternativa para quem quer aproveitar as férias para fazer uma viagem em família ou quem sabe uma “surf trip” levando a casa sob rodas. Alugar um motorhome ou RV (recreacional vehicles), como são popularmente conhecido por aqui, exige um bom planejamento. Você precisa saber o tamanho do motorhome ideal, precisa fazer reservas de camping com bastante antecedência, muitas vezes comprar ou locar utensílios como panelas, roupa de cama e por aí vai. Mas embora possa dar um certo trabalho, acordar direto na rota onde muitos viajantes sonham em passar as férias promete ser recompensador. Esta trip ainda está na nossa bucket list das aventuras pela Califórnia, mas a Motorhome Trips é uma empresa brasileira que pode te ajudar com todos os detalhes deste planejamento, com muitas dicas de roteiros fantásticos de visitantes que percorreram os parque nacionais e a Costa da Califórnia.

7. Fazer a Highway 1 de bike, uma aventura para os fortes

Como diz o ditado: Para descer todo santo ajuda, e se você tem prática no pedal, pode ser que tire de letra uma viagem de bicicleta pela Highway 1. Caso contrário, eu super recomendo que alugue uma bike e faça um passeio gostoso por uma das suas cidades preferidas pelo caminho. Nós alugamos uma bicicléta elétrica em Carmel para pedalar pela lindíssima 17-Mile Drive e adoramos. Você pode conferir os detalhes do passeio nos artigos abaixo:

E aí, conta pra gente qual destes passeios fez o seu coração bater mais forte? Aproveita também para mandar este post para aquele amigo que esta programando uma viagem para Califórnia em breve e vai adorar as dicas deste blog.

Artigo anteriorRestaurantes em Carmel, 10 dicas para um jantar romântico
Próximo artigoCalifornia Playlist: 50 músicas pra você cantar e dançar de San Francisco á Los Angeles
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.